GASTROMINAS 2011 – SUCESSO ABSOLUTO

 

 

Seguindo a tradição de anos anteriores o GASTROMINAS 2011 novamente superou todas as expectativas e foi recorde de público, qualidade científica, número de temas livres / pôsteres e contou com uma atividade social  esmerada.


O evento é uma parceria da Sociedade de Gastroenterologia e Nutrição de Minas Gerais, Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva – Estadual de Minas Gerais e Sociedade Mineira de Coloproctologia. Contou com o apoio da Federação Brasileira de Gastroenterologia, Sociedade Brasileira de Hepatologia, Instituto ALFA HC-UFMG e Sociedade Mineira de Pediatria.


Na abertura os três presidentes das entidades promotoras, Dr. Áureo de Almeida Delgado (SGNMG), Dr. Paulo Fernando Souto Bittencourt (SOBED-MG) e Dr. Rodrigo Gomes Silva (SMC), enalteceram a importância de aprimorar cada vez mais o evento das especialidades no estado de Minas Gerais e a necessidade de continuar oferecendo aos associados educação continuada de altíssima qualidade e integrando cada vez mais os colegas da capital e do interior. Agradeceram as entidades apoiadoras, as comissões científicas e a todos os patrocinadores. Em seguida foi entregue pela Dra. Maria do Carmo Friche Passos, representante da FBG, o prêmio João Galizzi aos vencedores: Áureo Augusto de Almeida Delgado(UFJF) ,“A parte submersa do iceberg celíaco” – série de casos e Andréa Franchini Silveira de Castilho (UFMG) “Linfangiectasia intestinal primária (LIP): Apresentação de série de casos com diferentes aspectos clínicos e abordagem terapêutica acompanhados em Centro de Referência (Ambulatório de Intestino – HC/UFMG)”. O prêmio Rudolf Schindler foi entregue pela Dra. Christiane Poncinelli coordenadora da comissão científica da Sobed-MG ao vencedor  Dr. Paulo Fernando S. Bittencourt com o trabalho “Endoscopia digestiva em crianças e adolescentes- 18 Anos de experiência”.


A solenidade de abertura contou ainda com a conferência “Vinho e Saúde” proferida pelo Dr. Gustavo Andrade de Paulo (Gastroenterologista e Endoscopista do Hospital Israelita Albert Einstein de São Paulo e Diretor Executivo da Associação Brasileira de Sommeliers), que encantou os presentes com técnicas de degustação de vinhos servidos em conjunto com um requintado jantar.


O evento contou com a participação de mais de 500 congressistas e este ano com uma participação maior dos colegas do interior. Mantivemos e procuramos aprimorar a publicação dos Anais do GASTROMINAS.


No dia 21/09/2011, quarta-feira, foi realizado o I Curso Pré-Congresso Jovem Gastro de Minas Gerais, com 52 participantes e 7 instituições de ensino com residência médica em Gastroenterologia (UFMG, UFJF, UFU, IPSEMG, Hospital Felício Rocho, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Itajubá e Hospital Life Center). Durante toda a tarde foram apresentados e discutidos, pelos jovens gastroenterologistas, casos clínicos atendidos em cada instituição. Ao final foram premiados com inscrição gratuita para a SBAD 2012 (Porto Alegre / RS) os 2 melhores casos clínicos: 1° lugar “Retardo do esvaziamento gástrico devido á compressão duodenal em paciente adulto” apresentado pelo jovem gastro Dr. Francisco Guilherme Cancela e Penna (UFMG) e 2° lugar “Metástases hepáticas de insulinoma 12 anos após ressecção do tumor primário” apresentado pelo jovem gastro Dr. Ulysses Corrêa Cotta (UFU). Ao final a secretária do Núcleo Jovem Gastro em Minas Gerais e organizadora do Curso Pré-Congresso, Dra. Ana Flávia Passos Ramos, enalteceu a qualidade dos trabalhos apresentados, agradeceu a presença dos jovens gastroenterologistas, dos debatedores de todas as instituições presentes, os membros da comissão julgadora Dr. Celso Mirra de Paula e Siva e o Dr. José de Laurentys Medeiros Junior e convidou a todos para um coquetel de confraternização.   

 

 

No dia 22/09/2011, quinta-feira, iniciamos as atividades científicas com o curso FAPEGE da FBG e nele tivemos a honra de contar com a participação do presidente da FBG, Dr. José Galvão Alves, e da Coordenadora do FAPEGE, a nossa querida Dra. Maria do Carmo Friche Passos. Neste mesmo dia no período da tarde aconteceu um simpósio de Hepatites Virais, coordenado pela Dra. Rosângela Teixeira (UFMG) e que contou com a participação de vários especialistas de Minas Gerais, de São Paulo, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Amazonas. A Dra. Lucy Dagher da Venezuela abrilhantou o evento com uma conferência sobre Cirrose Hepática.


No dia 23/09/2011, sexta-feira, prosseguimos com os temas do dia-a-dia do Gastroenterologista e o I Curso Mineiro de Doenças Inflamatórias Intestinais, organizado pelas colegas Dra. Maria das Graças P. Sanna, Dra. Maria de Lourdes A. Ferrari, Dra. Magda Profeta, Dra. Sinara Mônica Leite e Dra. Christiane S. Poncinelli, tendo sido um sucesso de público e com elevada qualificação científica. Contou com a participação de especialistas de Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Rio Grande do Sul e com o apoio do GEDIIB, através de seu coordenador nacional Dr. Sender J. Miszputen.


No sábado, último dia do evento os auditórios continuavam repletos, demonstrando o grande interesse do público pelos temas escolhidos e apresentados, permitindo uma troca de conhecimentos entre os presentes.
Ao final o presidente da SGNMG, Dr. Áureo de Almeida Delgado, fez uso da palavra e pediu 01 (hum) minuto de silêncio em homenagem a dois ex-presidentes da SGNMG, falecidos em 2011, Prof. Dr. Joaquim Romeu Cançado (1° presidente da SGNMG) e Prof. Dr. Luiz de Paula Castro, um dos maiores expoentes da Gastroenterologia mineira e brasileira. Mencionou a falta que faz no GASTROMINAS o nosso querido Dr. Laurentys, que encontra-se adoentado.
Agradeceu à FBG, através de seu presidente Dr. Galvão e da coordenadora do Curso FAPEGE, Dra. Maria do Carmo, pela realização deste curso no GASTROMINAS. Em seguida agradeceu seu antecessor, Dr. Magnus de Oliveira Andrade pela colaboração, passando muito de sua experiência na organização dos eventos anteriores. Agradeceu a toda diretoria atual da SGNMG, à Comissão Científica composta pela Dra. Eliza Maria de Brito, Dr. Humberto Galizzi, Dr. Bruno Sanches e Dra. Ana Flávia Passos Ramos. Agradeceu ao Dr. Paulo Fernando Souto Bittencourt (SOBED-MG), Dra. Rosângela Teixeira e toda a sua equipe da Hepatologia e ao Dr. Rodrigo Gomes Silva (SMC), pela maravilhosa e prazeirosa convivência durante a organização do GASTROMINAS.


Por último agradeceu a todos os conferencistas, moderadores, debatedores, presidentes e secretários de mesas, congressistas e apoiadores (FBG, Sociedade Brasileira de Hepatologia, Sociedade Mineira de Pediatria, Instituto ALFA e CREDICOM). Agradeceu também à Ícaro Eventos pela parceria e a todos os patrocinadores, em especial os laboratórios ABBOTT, Bristol, Janssen-Cilag, MSD, Roche, Ferring, Governo de Minas, Unimed BH, Reckitt Benckiser e todos da Endoscopia e Coloproctologia.


Finalmente desejou ao presidente eleito da SGNMG Biênio 2013/2014, Dr. José Laurentys de Medeiros Junior, sucesso na próxima edição do GASTROMINAS em 2013 e convidou a todos para o VIII Seminário de Gastroenterologia e Endosocopia Digestiva de Minas Gerais a ser realizado em Agosto de 2012 em Juiz de Fora/MG.

Av João Pinheiro, 161 - Centro
Cep: 30130-180 - Belo Horizonte / MG

Fones: (31) 3247-1600 / (31) 3247-1647

Fax: (31) 3247-1632

desenvolvimento